WHAT'S NEW?
Loading...

O que é arte rupestre?

O que é arte rupestre?
Muitas pessoas ficam se perguntando o significado da palavra RUPESTRE quando o professor chega a seus primeiros dias de aula e fala. RUPESTRE remete a gravação ou traçados na rocha, logo ARTE RUPESTRE é pintura e gravura elaboradas na rocha.  
A arte rupestre em seu sentido mais amplo é o conjunto de figuras encontradas em paredes de cavernas, geralmente essas cavernas serviam como abrigo ou moradia a cerca de 40.000 anos atrás. As representações encontradas nessa caverna em sua maioria eram temas relacionados ao cotidiano desses homens pré-históricos como; a caça, vegetação, além de rituais religiosos.

No Brasil a Serra da Capivara, no estado do Piauí, é um grande exemplo de lugares onde estão localizados vários abrigos com exemplos de pinturas rupestres. Outro lugar que podemos encontra vestígios de arte rupestre é a Chapada Diamantina, região de serra no estado da Bahia.
Existem algumas discussões nos meios dos pesquisadores das Artes a respeito do conceito de Arte, alguns não consideram como Arte essas representações produzidas nas paredes das cavernas por se tratar de algo que possivelmente foi produzido de forma aleatória. Outros pesquisadores já defendem sua autenticidade enquanto produções artísticas.  


Mas como esses homens/mulheres produziam os materiais para elaborar os desenhos e pinturas? 
As tintas eram obtidas na natureza, sangue e gordura de animais, cores adquiridas das raízes de arvores e plantas. Outros instrumentos eram feitos com pedras.
Quanto a reprodução de senas da caça, pesquisadores acreditam que muitos desses "artistas" pré-históricos acreditavam que ao representar a caça poderiam obter exito em suas caças ou seja a arte como efeitos mágicos. 
O que não podemos negar é a importância que a Arte Rupestre trás para os dias atuais, a forma de vida dos povos da pré-história e um pouco de sua dinâmica no dia-a-dia.

Arte na Nett - Por Cleberton Paixão


0 comentários:

Postar um comentário