WHAT'S NEW?
Loading...

Xilogravura e utilização de material alternativo




  1. Em termos gerais XILOGRAVURA é uma Arte que utiliza a técnica de fazer gravuras em relevo sobre madeira, gerando uma matriz que pode ser reproduzida em estampas.

    A xilogravura é de provável origem chinesa, sendo conhecida desde o século VI. No ocidente, ela já se afirma durante a Idade Média. 



    Materiais para produção da XILOGRAVURA:







    Os principais artistas a utilizarem essa técnica foram:  Abraão Batista, José Costa Leite, J. Borges, Amaro Francisco, José Lourenço e Gilvan Samico, e geralmente eles possuíam relação com o CORDEL.

    Geralmente poucas escolas possui uma estrutura adequada para a produção da xilogravura, outro ponto importante é os materiais que podem gerar certo gasto, a não ser que esses trabalhos sejam feitos durante uma oficina de média duração (de 4 a 7 encontros). Como alternativa utilizamos o isopor como superfície e damos o nome de isogravura.

    Materiais: Isopor, lápis ou caneta e papel de sua preferência.

    1º Passo: A depender do período o professor pode discutir sobre algum tema especifico como, cultura nordestina ou temas como discriminação, preconceito e etc.

    2º Passo: É hora de fazer a ideia em forma de desenho. (é sempre bom que o professor/facilitador execute um exemplo para mostrar aos alunos).

    3º Passo: Após o desenho o aluno precisa pressionar com o lápis ou caneta o isopor de forma que fique bem detalhado o desenho fazendo relevos que evidencie o desenho.

    4º Passo: Concluindo o desenho, é hora da “emoção” os alunos podem imprimir o desenho passando tinta sobre a superfície do isopor. Se o professor preferir pode imprimir em grupos de 4 ou 5 alunos em cartolinas e depois expor no mural da escola.

    Após a execução da atividade o aluno teve a oportunidade de vivenciar na pratica as dificuldades e desafios que um artista passa durante o seu fazer artístico.

    Obs. Se preferir o professor pode colocar músicas em som ambiente para ajudar no clima de harmonia da sala.

    Nos exemplos das imagens usamos como referências os sites e blogs:

    http://casadocordel.blogspot.com.br/2009/06/como-se-faz-uma-xilogravura.html
    http://www.amenidadesdodesign.com.br/2010/07/diy-xilogravura-nao-carimbo.html
    http://obviousmag.org/archives/2014/03/xilogravura_passo_a_passo.html
    http://www.amenidadesdodesign.com.br/2010/07/diy-xilogravura-nao-carimbo.html




              https://pt.wikipedia.org/wiki/Xilogravura


          Arte na Nett - Por: Cleberton Paixão
         





0 comentários:

Postar um comentário